quarta-feira, 2 de novembro de 2016

O TMS 100 - Transmissor Muito Simples 100 watts

O TMS 100

Por: daniel, py1das.

Este é o trabalho do nosso colega Nelson o py1nr um transmissor para a faixa de 40 metros com 100 watts de potencia com apenas quatro transistores na rf e somente três no modulador!
Trata-se de uma versão solid state de um transmissor que foi muito popular no passado, na época em que as válvulas de saída horizontal eram a coqueluche do momento.
Quem não se lembra da velha 6dq6 modulada a reator por uma 6l6 ou el34!
Bem este novo designe totalmente em estado sólido é tão ou mais simples ainda do que a versão valvulada!



Trata-se de um mosfet de potencia modulado por outro a reator. O autor do projeto utilizou um mosfet 16n50c3 que foi retirado de sucatas de fontes chaveadas, no entanto outros grandões poderão ser utilizados. O irfp460 foi testado com sucesso pelo autor.
Segue abaixo a lista de indutores usada no projeto.
L1 = 7 espiras de fio 26 num toróide pequeno com aprox 15mm de diâmetro externo a derivação fica na segunda espira a contar do +b. O link tem duas espiras do mesmo fio.
As bobinas dobradoras são bobinas de FI de FM cor verde com capacitores de 50pf acrescentados em paralelo com os já existentes dentro das bobinas.
A bobina l2 consta de quatro espiras de fio 16 num toróide grande de aprox.. 1 e ½” de diâmetro externo e 1” de diâmetro interno.



E bom lembrar que os toróides que foram aqui utilizados são apropriados para o serviço em HF. Aqueles que não dispuserem dos referidos núcleos, poderão utilizar bobinas abertas, uma sugestão para o tanque final e a bobina usada pelo py2eas no burrango, mas atenção à montagem, pois as bobinas abertas não são auto blindadas como as enroladas nos toróide, por tanto deverão ser colocadas blindagens para evitar interações entre os circuitos.
O choke l3 é um destes que são usados nas fontes chaveadas de computador geralmente enrolados num toróide amarelo, l4 e um chokinho enrolado num bastão de ferrite, também retirado de fontes de computador.
O reator de modulação utilizado pelo autor também foi retirado de uma fonte chaveada, mas indutâncias da ordem de 4,5 a 6 milihenrys poderão ser usadas desde que o fio suporte as correntes drenadas pelo circuito.
O capacitor de 530pf é uma unidade de mica e os capacitores de 100nf são de poliéster 630 volts.



Considerações finais:
O vxo:
Usa um ressonador cerâmico de 3,58mhz que pode ser comprado novo ou garimpado na sucata. Diferentes ressonadores cerâmicos darão diferentes variações de frequência. O primeiro circuito sintonizado dobra a frequência para a faixa de 40 metros o segundo visa minimizar o sinal da fundamental na faixa de 80 metros para que este não venha a ser amplificado pelas etapas finais!
Para uma maior facilidade na construção o autor utilizou bobinas de fi de 10,7 com nucleo verde nas quais foram acrescidos capacitores de 50 pf em paralelo.
O excitador:
O autor utilizou somente um BD135 o qual da excitação mais do que suficiente alias qualquer tentativa de excitar mais pode levar a um falecimento prematuro do FET de saída!
Foi utilizada uma bobina enrolada num toróide, porem poderá ser utilizada uma bobina enrolada numa forma com núcleo de ferrite com uma indutância suficiente para ressonar em 7mhz com a capacitância utilizada “padder”
Lembramos que com a utilização do referido toróide o circuito fica muito mais facil de blindar.

O tanque final.
No tanque final a utilização  toróide reduz bastante as interações provocadas pelo campo da bobina além de aumentar o q do circuito tornando o mesmo mais seletivo!
É indispensável o uso de o diodo zêner para proteger a vida do transistor de saída!
O autor recomenda cuidado com o ajuste da tensão de bias do fet de saída, pois, além de correr o risco de danificar o fet o mesmo fica mais propenso a amplificar sinais espúrios quando o bias está além do necessário. No caso do protótipo ficou em torno de 3,6 volts.
O modulador:
É de longe a parte mais interessante do circuito, pois um modulador com apenas três transistores capaz de modular 100 w
Eu nunca ví nem no radio hamateur handbook!
O bias deve ser ajustado para aprox.  500ma de repouso e caso seja usado um microfone de eletreto deve ser colocado um potenciometro de 10k na entrada, pois o nível de áudio terá que ser ajustado afim de não haver excesso de excitação para não causar o falecimento do fet.
O autor usou um microfone dinâmico e teve de colocar um resistor de 560r em paralelo com a entrada para reduzir o nível de sinal!
Há! Exatamente como na etapa de rf é indispensável o uso do zener de proteção no gate do fet!

Depois desta breve descrição, só nos resta desejar a todos uma boa montagem!!!

______________________________________________________


Forte 73 de py1nr, nelson

3 comentários:

  1. QUERO PARABENIZAR o PY1NR NELSON RICARDO PELO BELISSIMOS PROJETO DISPONIBILIZADO NESSE BLOG ESSA MARAVILHA DE TRANSMISSOR EM AMPLITUDE MODULADA PARA OS AMANTES DO RADIO AMADORISMO . PARABENS PY1NR, NELSON RICARDO .

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Nelson, muito interessante. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos e experiência.

    ResponderExcluir
  3. Nelson, sinto saudades de nossos longos QSO"s PY2GSH - Laércio.

    ResponderExcluir