quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Receptor de alta sensibilidade e dupla conversão!

O texto a seguir é de PY1DAS

Receptor de alta sensibilidade e dupla conversão.

Este receptor é mais uma obra do nosso amigo Nelson (PY1NR). Trata-se de um estágio de altíssimo ganho acoplado a um estagio misturador com transistor FET e um oscilador local. Tudo utilizando bobinas comerciais “choques” que são facilmente encontrados em sucatas de rádios e TVs.





Note que as únicas duas bobinas usadas no circuito, são unidades comerciais, por tanto aqueles que se enrolam para enrolar as bobinas podem ficar tranquilos. Desde que certifiquem se que as listrinhas dos indutores correspondam aos valores indicados.

Alterações nos valores poderão ser feitas para subir ou descer a freqüência de recepção. O protótipo foi montado em uma protoboard e mesmo assim o desempenho é excelente, chega a receber a faixa de 40 metros com um pedaço de fio de 30cm no lugar da antena!
Para quem quiser usar a antena externa será preciso intercalar um resistor entre 47 e 100 ohms da entrada de antena para a massa. O sinal de saída é em 10,7 MHz. O Nelson usou como canal de FI o circuito do PY2MG, “receptor contrariado dupla conversão” dadas as boas características do integrado TDA1072. Obviamente retirando a parte conversora do circuito original e injetando o sinal de saída do receptor NR ali. Dada a ampla cobertura do circuito que pega uma parte da banda de HF o Nelson optou por colocar variáveis separados, pois ficaria difícil manter o rastreio sem trocar de bobinas.

OBS: caso seja usado o BF245 no pré de RF, será preciso trocar o resistor de supridouro de 1k para 220R ou 330R. Com este receptor é possível ouvir a banda dos 40 metros e muitas estações broadcast de ondas curtas pois a varredura vai desde os 4MHz até mais de 10MHz. Para aqueles que possuem a munheca dura será interessante por um varicap em paralelo com o circuito oscilador local, com capacitor de pequeno valor em série, para poder fazer uma sintonia fina! Os capacitores variáveis usados no circuito são unidades plásticas retiradas de rádios OM portáteis e possuem capacitâncias da ordem de 150pf.

Nota de PY1TS: Eu tive o prazer de estar no QTH do Nelson e ver o circuito acima funcionando de forma esplêndida. Na época, fiz um pequeno vídeo do funcionamento, não tenho idéia de onde possa estar esse vídeo, mas prometo que na próxima vez que eu for ao QTH do Nelson, farei um vídeo mais detalhado e se possível com um breve relato do autor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário